Atualmente um grande número de pessoas tem buscado inúmeras técnicas que possam garantir uma melhor saúde do corpo e da mente. O dia a dia apressado, cheio de compromissos, acaba afetando a pessoa, que procura então por meios de acabar com seu estresse, se acalmar e aliviar algumas dores que possam surgir.
Nesse sentido, a Reflexologia Podal benefícios pode ajudar o paciente de inúmeras maneiras. A técnica natural de massagem é indicada em muitos casos, como por exemplo, em dores de coluna, pressão alta, tireóide e prisão de ventre. Através dessa prática, são estimulados alguns pontos do pé que correspondem a regiões do corpo humano.
A princípio, essa pressão na sola dos pés, feita pelo massagista especializado, segue um tipo de mapa, que associa a região estimulada a um órgão específico do corpo humano. A Reflexologia Podal pode ter os benefícios como base principal, a ideia de que existe uma conexão no organismo da pessoa, através de inúmeros canais de energia.
Todavia, a técnica de massagens nos pés do paciente garante uma melhora da circulação sanguínea, e no seu sistema imunológico. Sendo assim, os órgãos acabam por receber mais nutrientes, o que pode ser bastante benéfico para todo o organismo da pessoa, proporcionando uma boa saúde mental e corporal como um todo.
O que é a Reflexologia Podal
A Reflexologia Podal é uma técnica criada há milhares de anos, que utiliza associações de pontos dos pés do paciente com todo o seu corpo, em busca de uma melhora substancial em sua saúde. O paciente, ao receber uma massagem, consegue restabelecer seu equilíbrio físico, mental, e também energético.
Desse modo, no momento em que um massagista especializado em Reflexologia Podal aplicar uma certa pressão em algum ponto dos pés de seu paciente, ele consegue aliviar diversas dores em seu corpo, proporcionando um maior equilíbrio energético, relaxamento do organismo, e um maior estímulo à circulação sanguínea.
Analogamente, pode-se dizer que a técnica de Reflexologia Podal é considerada integrativa, ou seja, ela apresenta uma perspectiva holística sobre o organismo da pessoa. Isso quer dizer que o massagista especializado considera o corpo do paciente e o analisa através de uma perspectiva física, mental e energética.
Isso se deve ao fato de que os pés de uma pessoa possuem inúmeras terminações nervosas, que se conectam com outras partes do corpo humano. O especialista no momento de uma sessão, procura por alguns pontos de tensão no pé do paciente, e também por áreas de maior sensibilidade e formigamento na região.
Sessão de Reflexologia Podal
Durante a sessão, o reflexoterapeuta pressiona com seu polegar, diversas regiões dos pés do paciente. Ele tem como objetivo, encontrar locais onde existem desequilíbrios energéticos que acabam sendo manifestados através de uma alta sensibilidade na região, ou por uma sensação de areia por baixo da pele.
É importante dizer que a Reflexologia Podal benefícios não promove uma cura certa do paciente. A técnica não substitui o tratamento médico convencional por remédios. Mesmo assim, ela pode ser complementar e oferecer ao paciente um alívio em diversas enfermidades. Portanto, é importante realizar, sempre que possível, uma sessão com um reflexoterapeuta.
Ademais, as sessões de Reflexologia podal podem ser complementares para vários tratamentos de saúde, visto que trazem um grande alívio ao paciente. Podemos então destacar o estresse e a ansiedade, a depressão, enxaqueca, insônia, prisão de ventre, labirintite, dor no fundo das costas, e a neuropatia periférica.
Dessa maneira, a técnica também pode auxiliar no tratamento do paciente que possa ter eventuais problemas em sua circulação sanguínea, hormonais, asma, pressão alta, doenças musculares, ou ainda, sinusite, por exemplo. O estímulo às terminações nervosas no pé da pessoa, promove um processo de autocura.
Reflexologia Podal Benefícios
A técnica de Reflexologia Podal apresenta ao paciente inúmeros benefícios e por essa razão ela tem sido utilizada há muito tempo. Neste cenário, ela estimula o metabolismo da pessoa e pode ser utilizada em pacientes que possuem dificuldades de fazer a transformação de substâncias químicas do seu organismo.
Depois de uma sessão de massagens em seus pés, há uma melhora exponencial no metabolismo do paciente. Dessa forma, sua digestão também apresenta efeitos positivos, visto que há uma maior retenção de vitaminas e nutrientes. A pessoa acaba perdendo peso, e apresenta um certo alívio na retenção de líquidos.
Já em relação à dores no corpo, a Reflexologia Podal pode trazer um maior alívio ao paciente. Neste caso, deve-se mencionar que os benefícios da técnica recaem diretamente na natureza músculo-esquelética da pessoa. Através da massagem nos pés, é possível ingerir menos analgésicos, mesmo em casos de dores crônicas.
Em suma, um dos maiores benefícios da técnica é o de melhorar a circulação sanguínea do paciente. Os membros inferiores, principalmente os músculos da panturrilha, agem efetivamente na circulação visto que ativam o sistema nervoso. Ao estimular os pés, há uma maior distribuição de nutrientes em todo o organismo.
Outros benefícios da reflexologia podal
O fato é que a Reflexologia Podal benefícios pode trazer ao paciente um maior relaxamento de seu corpo. Quando o reflexoterapeuta manipula pontos de tensão e sensibilidade dos pés, há um alívio de quaisquer desconfortos. Há uma amenização de pontos de contração muscular, promovendo um efeito relaxante contribuindo para o bem-estar.
Dessa forma, a técnica de massagens dos pés contribui exponencialmente para o combate ao estresse e a ansiedade da pessoa. Há um maior alívio aos desconfortos físicos devido ao relaxamento do paciente depois da sessão. Existe uma contribuição expressiva para a melhora de vários sintomas, como os emocionais.
Também podemos destacar que a reflexologia podal benefícios atribuídos incluem:
- 1 – Equilíbrio do sistema nervoso: A reflexologia pode ajudar a equilibrar o sistema nervoso, aliviando a ansiedade e promovendo uma sensação de bem-estar.
- 2 – Aumento da energia: Muitas pessoas relatam sentir um aumento na energia e vitalidade após sessões de reflexologia.
- 3 – Melhoria do sono: A reflexologia podal pode contribuir para um sono mais repousante e profundo.
- 4 – Promoção da saúde geral: Ao equilibrar o corpo e estimular a capacidade de autocura, a reflexologia pode contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
Isso se deve ao fato de que depois de uma sessão de Reflexologia Podal benefícios feita por um massagista especializado, são estimulados inúmeros pontos que atuam diretamente no cérebro do paciente. Eles também agem na produção de hormônios, que atuam diretamente no estado mental da pessoa, garantindo seus benefícios.
Práticas integrativas
A Reflexologia Podal benefícios pode ser utilizada junto a outras práticas integrativas, que possuem como objetivo principal, apresentar algumas técnicas importantes que oferecem ao paciente uma oportunidade de agir diretamente na melhora total de sua saúde e bem-estar. Elas podem ser utilizadas por exemplo, em dores crônicas.
Entre as práticas integrativas que podem ser utilizadas junto com a técnica de Reflexologia Podal, podemos destacar a acupuntura, massagem, fitoterapia, aromaterapia, meditação, quiropraxia, homeopatia, e muito mais. É importante mencionar que todas devem complementar o tratamento médico.
O paciente deve tomar certo cuidado e utilizar as práticas integrativas junto às sessões de Reflexologia Podal benefícios após serem indicadas por especialistas, para que se possa conseguir resultados satisfatórios. A pessoa deve realizar as sessões indicadas combinadas com a medicina tradicional em seu dia a dia.
A boa alimentação e a prática de exercícios físicos devem ser regulares. Também é indicado ter uma boa noite de sono, evitar quaisquer vícios e hábitos negativos, para que se possa obter um maior bem-estar. Junto a Reflexologia Podal, pode ser benéfico a utilização de calçados ortopédicos que estimulam a circulação sanguínea.
Quem não deve fazer a Reflexologia Podal
Existem algumas situações onde a Reflexologia Podal não é indicada. Mulheres no primeiro trimestre de sua gestação, não devem fazer as sessões. Além delas, pessoas que tenham inflamações no sistema linfático, trombose, ferimentos ou infecções na pele dos pés, câncer de pele, aneurisma e leucemia também não.
A técnica de massagens nos pés também não deve ser feita por pessoas que apresentem febre, doenças infecciosas, ou ainda, insuficiência cardíaca. O paciente deve procurar por massagistas especialistas que façam a Reflexologia Podal com um certo cuidado, e ainda depois de uma análise e indicação médica.
Esse cuidado deve ser redobrado em casos onde o paciente apresente gangrena, micose nos pés, eczema ou dermatite intensos. É preciso uma maior cautela em casos onde a pessoa apresenta questões de saúde, como, por exemplo, crise aguda de doenças reumáticas e psicose. Por essa razão, um especialista é fundamental.
Técnica milenar
A Reflexologia Podal é milenar e remonta a 2.500 A.C. Os egípcios já utilizavam seus conhecimentos que estão presentes em suas pinturas arqueológicas. Os budistas indianos também utilizavam as técnicas e as levaram para a China. Sua utilização junto a acupuntura produz ótimos resultados na medicina tradicional chinesa.
Enfim, a técnica de massagens nos pés busca o tratamento de disfunções e desequilíbrios energéticos do organismo humano. A Reflexologia Podal apresenta inúmeros benefícios, e pode ser aplicada em qualquer ambiente, seja ele terapêutico, hospitalar, ou ainda, na própria residência do paciente em questão.
Curso de Reflexologia Podal da NES
O Curso de Reflexologia Podal da Núcleo de Estudos Sistêmicos (NES) apresenta fundamentos práticos e teóricos ao aluno. Através de sua capacitação, é possível avaliar e tratar os sintomas físicos e emocionais do paciente com bastante segurança. É uma formação bastante procurada no mercado atualmente.
Em conclusão, a formação pelo NES gera profissionais especializados que são capazes de atuar na prática oriental milenar da Reflexologia Podal benefícios com muita competência e eficácia. O curso é indicado para pessoas que desejam trabalhar no setor de saúde, garantindo uma boa remuneração, atuando diretamente nos pacientes, com grande qualificação e confiança.