Categorias de cursos em destaque
Blog

Podologia: O que é? Como trabalhar na área?

Podologia: O que é? Como trabalhar na área?

A área da podologia é muito importante nos cuidados com a saúde. Isso porque os nossos pés, que nos sustentam ao longo do dia, necessitam de uma atenção especial para manter a integridade e a saúde em dia.

Se você quer saber mais sobre a área e, ainda, quer entender como pode trabalhar como podólogo, confira este conteúdo completo da Núcleo Cursos!

Curso Técnico de Podologia em Blumenau - Núcleo Cursos
Curso Técnico de Podologia em Blumenau – Núcleo Cursos

O que é podologia?

A podologia é uma área da saúde focada na avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas que possam acometer a saúde dos pés. Dessa forma, não se trata de uma área apenas estética, mas sim, consideram-se as patologias e tratamentos pertinentes para a saúde dos pés.

O que faz um podólogo?

De maneira resumida, um podólogo atua avaliando, diagnosticando e tratando doenças e problemas que podem acometer a saúde dos pés.

É o caso de detectar e tratar unhas encravadas, calosidades, micoses, etc. Abaixo damos mais detalhes sobre essas áreas:

1. Trata unhas encravadas

As unhas encravadas costumam causar muita dor e desconforto. Por isso, exigem atenção e cuidados especiais para que a qualidade de vida seja mantida. Embora a pedicure possa fazer alguns trabalhos relacionados com as unhas encravadas, apenas o podólogo é que poderá tratar a raiz do problema, viabilizando a cura da causa das unhas encravadas.

Especialmente em casos nos quais há a presença de infecção e efeitos mais intensos, o podólogo deve ser acionado. Para se tornar um podólogo capacitado, faça o Curso Técnico de Podologia em Blumenau, da Núcleo Cursos.

2. Trata calosidades

As calosidades também merecem atenção para que o indivíduo mantenha a saúde dos pés sempre em dia. Novamente, este é um trabalho do podólogo: garantir a recuperação, diminuir as calosidades e ajudar a pessoa a ter mais qualidade de vida e bem-estar.

3. Previne e trata micoses nos pés

As micoses nos pés podem ser causadas por uma série de fatores, e é papel do podólogo avaliar cada caso, visando tratar o problema de seus pacientes. Além disso, ele também atua na parte preventiva, orientando o paciente e apontando cuidados importantes que ajudam a evitar o problema. Se deseja se tornar um profissional qualificado no segmento, faça o Curso Técnico de Podologia em Blumenau da Núcleo Cursos.

O que é Podologia?
O que é Podologia?

4. Faz massagens que ativam a circulação sanguínea

Algumas pessoas, especialmente mais velhas, podem começar a sofrer com problemas de má circulação nos pés. Por conta disso, a massagem que ativa a circulação é muito importante, até mesmo para evitar complicações em casos de pessoas com diagnóstico de diabetes, por exemplo.

Assim, o profissional da podologia será responsável por oferecer massagens alinhadas às necessidades do paciente, prevenindo doenças e aumentando o bem-estar.

5. Melhora a estética dos pés

O podólogo também pode atuar no cuidado com os pés no que tange à parte estética. Isto é, ele poderá tratar problemas nas unhas, ranhuras, ressecamento e outros problemas que podem resultar em uma estética menos harmoniosa nos pés.

Embora esse tipo de tratamento seja dado por pedicures, o podólogo conhece mais profundamente alguns dos problemas que mais acometem os pés, oferecendo um tratamento mais alinhado às necessidades do paciente. Matricule-se no Curso Técnico de Podologia em Blumenau, da Núcleo Cursos e se torne um profissional extremamente qualificado.

6. Atua na prevenção e tratamento de frieiras

As frieiras também são um problema que costuma provocar grandes desconfortos nas pessoas. Assim sendo, é de conhecimento do podólogo as causas das frieiras, bem como ele tem os subsídios para prescrever tratamentos e técnicas de prevenção do problema.

7. Avalia e trata doenças que acometem a saúde dos pés

Em suma, podemos dizer que o podólogo é responsável por avaliar, diagnosticar e tratar as doenças que acometem a saúde dos pés. Ele visa oferecer mais qualidade de vida, bem-estar e saúde para os seus clientes.

Dessa maneira, investe em técnicas de massagem, limpeza, tratamento, prescrições, orientações e outras medidas que possam ser relevantes em cada caso.

Onde estudar podologia? 

A Núcleo Cursos oferece a você o Curso Técnico de Podologia em Blumenau para que você possa absorver todos os conhecimentos pertinentes para atuar nessa rica área de atuação.

O nosso curso é presencial, totalizando 1200 horas/aula. 

Oferecemos todo o material necessário para que você possa absorver tanto os conhecimentos teóricos, quanto práticos. Para isso, disponibilizamos apostila, materiais descartáveis e todo o suporte teórico que você precisa para iniciar nesta área com mais segurança e efetividade.

Para iniciar o curso você deve ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano do Ensino Médio.

Como trabalhar na área?

Como trabalhar com Podologia?
Como trabalhar com Podologia?

Agora que você já pôde conhecer um panorama geral sobre a área da podologia, entenda como é possível investir em uma carreira na área:

1. Espaço próprio

Você pode abrir um espaço próprio na sua cidade para oferecer os serviços na área de podologia. Inclusive, você não precisa abrir esse espaço sozinho! É possível contar com outros profissionais, inclusive da área estética, para abrir um espaço mais completo.

Lembre-se de investir em divulgação e marketing digital para impactar mais pessoas e assim conquistar a sua carteira de clientes.

Torne-se um podólogo altamente qualificado! Faça o Curso Técnico de Podologia em Blumenau, da Núcleo Cursos.

2. Salão de beleza

Você pode ser contratado ou trabalhar de maneira terceirizada em um salão de beleza da sua cidade. Dessa forma, você pode ter vínculo CLT ou trabalhar como freelancer no espaço.

3. Clínicas de estética

As clínicas de estética também costumam contratar profissionais formados em podologia para oferecer aos clientes uma série de serviços importantes para os cuidados com os pés.

Da mesma maneira, você mesmo pode abrir uma clínica e contratar profissionais da área estética para completarem o escopo do seu trabalho.

4. Clínicas de saúde

As clínicas de saúde, ou seja, os espaços divididos entre vários profissionais da saúde, como médico, psicólogo, psiquiatra e nutricionista, pode ser um bom ambiente para iniciar na área de podologia.

Novamente, você pode abrir a sua própria clínica de saúde ou considerar ser contratado por alguma que já existe na sua cidade.

Você seleciona a melhor opção de trabalho na área da podologia e poderá iniciar uma carreira enriquecedora.

A Núcleo Cursos oferece Curso Técnico de Podologia em Blumenau. Entre em contato e se torne um profissional altamente requisitado!

Boa sorte!

Sumário
Matérias Relacionadas
Vamos diretamente ao nosso tópico principal: o que é quick massage. Como o nome diz, a massagem rápida é uma técnica que tem como objetivo proporcionar alívio imediato do estresse e da tensão muscular em sessões de curta duração, geralmente entre 10 e 30 minutos.
O designer de sobrancelhas é o profissional especializado em modelar, corrigir e realçar o formato das sobrancelhas para harmonizá-las com as características faciais de cada cliente.
Para que serve a bandagem elástica? Esta técnica tem múltiplas aplicações e é utilizada para diversos fins, sempre com o objetivo de melhorar a condição física e a qualidade de vida dos usuários.