Categorias de cursos em destaque
Blog

Massagem Terapêutica: o que é, benefícios e contraindicações

A massagem terapêutica é uma prática terapêutica milenar que utiliza técnicas de massagem com o objetivo de proporcionar ao indivíduo benefícios tanto físicos quanto mentais.

Entre os benefícios da massagem terapêutica se destacam o relaxamento, alívio de dores musculares, melhoria da circulação sanguínea e bem-estar geral.

Continue a leitura para saber mais sobre o que é massagem terapêutica, conhecer os seus principais benefícios e saber como aprender mais sobre essa prática e se tornar um profissional especializado! Vamos ao conteúdo?

O que é Massagem Terapêutica?

Você sabe o que é massagem terapêutica ? é uma prática milenar que visa promover o equilíbrio e o bem estar físico e emocional. Seu foco principal é aliviar tensões musculares, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o estresse acumulado no corpo.

Durante uma sessão de massagem terapêutica, o massoterapeuta utiliza uma variedade de técnicas manuais, como amassamentos, deslizamentos e pressões, adaptando-se às necessidades específicas de cada indivíduo.

Além dos benefícios físicos evidentes, a Massagem Terapêutica também impacta positivamente o aspecto emocional. Isso ocorre porque a manipulação dos tecidos musculares libera não apenas a tensão física, mas também contribui para a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores ligados diretamente ligados às sensações de lazer e relaxamento.

Dessa forma, a prática da massagem terapêutica pode ser um recurso eficaz para lidar com sintomas de ansiedade, depressão e melhorar a qualidade do sono.

Portanto, a busca por essa prática não se limita apenas a momentos de desconforto, mas também pode ser incorporada como parte integrante de um estilo de vida mais saudável para todos.

Os praticantes da massagem terapêutica acreditam que, ao equilibrar o corpo e a mente, a técnica pode auxiliar na prevenção de doenças e na promoção da saúde a longo prazo.

Cabe ressaltar que essa massagem deve ser sempre realizada por profissionais qualificados que compreendam as necessidades individuais de cada cliente e adaptem suas  abordagens conforme a situação apresentada.

Quais são os Benefícios da Massagem Terapêutica?

Conforme vimos anteriormente, a massagem terapêutica oferece uma variedade de benefícios que abrangem tanto o corpo quanto a mente. Vamos conhecer alguns dos principais benefícios da massagem terapêutica a seguir:

1 Alívio das tensões musculares

A massagem terapêutica é uma abordagem eficaz na redução de tensões musculares. Para isso, são utilizadas técnicas específicas de massagens como amassamentos e pressões.

Dessa forma, o objetivo dessas pressões é justamente fornecer alívio ao corpo, o que contribui para uma sensação imediata de relaxamento e melhora da flexibilidade. Essas técnicas têm como intuito promover o relaxamento dos músculos e aliviar as tensões que o indivíduo esteja sofrendo.

2 Estimulação da circulação sanguínea

Ao manipular os tecidos de forma a estimular a circulação sanguínea, a prática da massagem terapêutica ajuda a promover uma melhor circulação sanguínea. Ela promove maior fluxo de sangue e nutrientes pelo corpo, nutrindo todos os órgãos.

Isso ocorre pois os estímulos da massagem favorecem a oxigenação dos tecidos e ajudam na eliminação de toxinas do organismo. Esse aumento do fluxo sanguíneo oferece benefícios para a saúde do corpo em geral.

3 Redução do estresse

A manipulação dos músculos durante a massagem promove a liberação de hormônios do bem-estar, como o cortisol, a serotonina e a endorfina. Esses hormônios são responsáveis por contribuir para uma sensação de calma e contentamento.

Dessa forma, a massagem terapêutica se torna eficaz na redução do estresse físico e psicológico, proporcionando uma sensação de calma e bem-estar. Esse efeito contribui de forma positiva para o equilíbrio da saúde mental.

4 Melhoria da qualidade do sono

A prática regular da massagem terapêutica promove o relaxamento e redução da ansiedade. Ao amenizar esses sintomas, ocorre naturalmente uma melhoria na qualidade do sono, favorecendo um descanso mais profundo e reparador.

Isso ocorre pois existe uma relação direta entre a massagem e as ondas delta, que são ondas cerebrais responsáveis pelo sono profundo.

5 Alívio da dor

A manipulação dos tecidos musculares ajuda também a diminuir a percepção da dor, crônica ou aguda, proporcionando alívio temporário. Assim, a massagem terapêutica se torna uma opção eficaz para o alívio das dores.

Apenas 10 minutos de massagem terapêutica é o suficiente para reduzir inflamações, aliviar dores nos músculos ou a dor lombar crônica e ajudar na recuperação geral do indivíduo.

6 Melhoria da postura e consciência corporal

A técnica pode contribuir para melhorar a postura e a consciência corporal. Ela é capaz de prevenir desconfortos associados a desequilíbrios musculares e promover um melhor alinhamento do corpo.

7 Aumento da mobilidade articular

Ao trabalhar os tecidos ao redor das articulações, a massagem terapêutica contribui para o aumento da mobilidade articular. Esse fator melhora a amplitude de movimento e reduz a rigidez.

8 Fortalecimento do sistema imunológico

A estimulação do sistema linfático durante a massagem terapêutica pode fortalecer o sistema imunológico, uma vez que o aumento de linfócitos (células brancas presentes no sangue) auxilia o corpo na defesa conta doenças.

Ao fazer isso, a técnica ajuda o organismo a se defender contra agentes patogênicos e contribui para a saúde e bem-estar geral do paciente.

9 Promoção da saúde mental

Além de reduzir sintomas da ansiedade e depressão, a massagem terapêutica contribui também para aumentar a clareza mental e concentração do indivíduo, promovendo um estado mental mais equilibrado.

10 Abordagem holística para o bem-estar

Em última análise, a massagem terapêutica é capaz de tratar o indivíduo como um todo, buscando equilibrar o corpo e a mente para promover um estado geral de bem-estar físico e emocional. Essa abordagem holística é fundamental para uma saúde completa.

Quais males são tratados pela massagem terapêutica?

A massagem terapêutica é capaz de tratar diversos males físicos e emocionais. Entre eles, destacamos:

  • Dores musculares;
  • Dores reumáticas;
  • Edemas;
  • Espasmos musculares;
  • Enxaquecas;
  • Stress;
  • Depressão;
  • Tensão Nervosa;
  • Tendinite;
  • Cãibras;
  • Dorsalgias;
  • Lombalgias.

Existem contraindicações?

Apesar de ser um tratamento alternativo, a massagem terapêutica pode sim apresentar contraindicações. Por isso, é recomendado sempre passar por uma avaliação médica antes de iniciar as sessões.

Entre as principais contraindicações da massagem terapêutica, estão:

  • Mulheres com gravidez de alto risco: é necessário indicação médica;
  • Pessoas com veias varicosas: a região afetada deve ser evitada;
  • Uso de anticoagulantes: evitar pressão profunda;
  • Intoxicação ou uso de drogas: a massagem é contraindicada nesses casos;
  • Pacientes com osteoporose severa: deve-se atentar ao nível de pressão exercida;
  • Presença de feridas abertas: a região deve ser evitada.

Como posso aprender mais sobre Massagem Terapêutica?

Para quem deseja aprender mais sobre a massagem terapêutica, uma boa recomendação é o Curso de Massagem Terapêutica Avançado da Núcleo Cursos.

O curso é recomendado para quem já trabalha na área e deseja aprender técnicas avançadas de massagem terapêutica para aplicar em seus pacientes.

Com uma carga horária de 100 horas/aula e duração de 5 meses, os alunos aprenderão sobre Anatomia Palpatória, Liberação Miofascial, Pontos Gatilhos, Massagem Desportiva, Ventosaterapia, Bandagem Elástica, Massagem Terapêutica Aplicada à Cervicalgia e Lombalgia, entre outras técnicas.

As aulas ocorrem de forma presencial em Blumenau-SC com turmas reduzidas para que todos possam ter acesso direto ao professor e tirar todas as suas dúvidas.

As aulas teóricas ocorrem com recursos multimídia. Todos os alunos receberão uma apostila, completa e ilustrada, contendo todas as técnicas ensinadas durante as aulas. Esse é um recurso valioso e serve como fonte de consulta posterior para os estudantes.

Uma vantagem desse curso é que ele oferece ênfase nas aulas práticas, que compõem 75% da carga horária total. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aplicar as técnicas aprendidas em sala de aula em modelos reais, sempre sob a supervisão do professor, e tirar imediatamente todas as suas dúvidas.

Essa prática é fundamental para que o aluno ganhe confiança em sua capacidade e se torne um profissional mais competente e capacitado. Ele sai do curso já pronto para obter uma vaga de emprego e começar a trabalhar em clínicas, centros de tratamento ou mesmo empreendendo com seus próprios clientes.

Todo o material necessário para as aulas práticas é fornecido pela Núcleo Cursos, inclusive o material descartável, como luvas, máscaras e lençóis.

Ao concluir o curso, o aluno recebe um Certificado de Conclusão válido em todo o território nacional. Esse certificado atesta que o aluno foi formado em uma instituição reconhecida e tem o conhecimento e competência necessários para o exercício da profissão.

Conclusão

Apresentamos ao longo do artigo o que é massagem terapêutica, uma prática valiosa, capaz de proporcionar diversos benefícios, tais como relaxamento, alívio de dores musculares, além de proporcionar a melhoria da saúde e o bem-estar geral das pessoas.

Os benefícios da massagem terapêutica são tanto físicos quanto mentais. Justamente por isso essa prática vem sendo cada vez mais procurada por pessoas que buscam uma cura menos invasiva e mais holística.

Os massoterapeutas especializados são fundamentais, pois são os profissionais responsáveis por aplicar as técnicas de massagem terapêutica com profissionalismo e qualidade.

Você deseja se tornar um profissional na área de massagem terapêutica? Invista no Curso de Massagem Terapêutica Avançada do Núcleo agora mesmo e garanta uma nova profissão em pouco tempo!

Sumário
Matérias Relacionadas
Vamos diretamente ao nosso tópico principal: o que é quick massage. Como o nome diz, a massagem rápida é uma técnica que tem como objetivo proporcionar alívio imediato do estresse e da tensão muscular em sessões de curta duração, geralmente entre 10 e 30 minutos.
O designer de sobrancelhas é o profissional especializado em modelar, corrigir e realçar o formato das sobrancelhas para harmonizá-las com as características faciais de cada cliente.
Para que serve a bandagem elástica? Esta técnica tem múltiplas aplicações e é utilizada para diversos fins, sempre com o objetivo de melhorar a condição física e a qualidade de vida dos usuários.