Blog

30/03/2020

Dicas para Vencerem a CRISE

NÃO DESISTA

O mundo está passando por uma situação NOVA, que envolve saúde pública e que atingiu ricos e podres no mundo todo. Mantenha a calma e se possível siga as indicações de ISOLAMENTO SOCIAL, para o período de quarentena.

ACEITE A SITUAÇÃO

Aceite que mudanças ocorrerão nos próximos meses e que suas receitas irão cair momentaneamente, trabalhe com esta perspectiva. Aceitar é a melhor forma de entender uma situação.

ENTENDA A REALIDADE

Com calma e aceitando a realidade, fica mais fácil ENTENDER como esta crise irá afetar seu empreendimento, o que pode acontecer se seu cliente parar de comprar seus produtos ou serviços.

ADAPTE-SE AO NOVO

Um novo modelo de negócios irá surgir após esta CRISE, empresas que vinham com a saúde financeira problemática provavelmente fechem, mas com certeza, outras oportunidades irão surgir. Comece já a procurar formas de adaptação do seu produto ou serviço a esta nova realidade.

ESTEJA PREPARADO

Considere a realidade atual, e planeje seu negócio, levando em consideração o novo, o inesperado. Reveja seu modelo de venda, reveja sua forma de atuação, estude formas de inovar e principalmente planeje o seu financeiro.

REVEJA SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Se você tinha um planejamento financeiro, refaça, se você ainda não tinha, este é o momento de organizar o seu financeiro. Planeje para compreender de onde vai entrar e sair o dinheiro da sua empresa, reveja sua porcentagem de lucro e faça projeções futuras, crie novas metas realistas.

MOMENTO É DE “APAGAR FOGO”

Corte os custos NÃO ESSENCIAIS para o seu negócio, neste momento o ideal é investir em algo que traga receita. Impostos e tributos terão tratamento especial após este momento de CRISE, não se desespere!

NÃO MISTURE CONTAS PESSOIS, COM CONTAS DA EMPRESA

O lucro da empresa, não Pode arcar com suas dívidas pessoais. Reestabeleça um planejamento também de suas contas pessoais, tente negociar o vencimento de suas contas, estabeleça uma retirada conservadora de PRÓ LABORE, da sua empresa para os próximos meses.

PROTEJA SEU COLABORADOR

Após desse momento de CRISE, será o seu colaborador, que irá ajudar na retomada do crescimento do seu negócio. Medidas estão sendo tomadas para ajudar empresários na manutenção do quadro de trabalhadores. Converse com seus funcionários, trate eles realmente como COLABORADORES e exponha com clareza seus planos de enfrentamento desta CRISE.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO SEU NEGÓCIO

Compreenda que sua empresa é importante para a economia da região, compreenda que sua empresa é importante para o sustento das famílias dos seus colaboradores e para o sustento DA SUA FAMÍLIA. Um empreendedor é um transformador social, ajudando a coletividade nesse momento difícil.

REVEJA SEUS PARCEIROS

A hora é de valorização da economia local. Reveja seus parceiros, busque atuar na economia atual, valorizando empresas como a sua. Ajude outros empresários, crie uma rede colaborativa onde todos podem ter melhores chances de sobreviver a esta crise. Lembre-se agindo LOCALMENTE, para refletir GLOBALMENTE.

 

Por: Tiago Leal, Consultor de Micro e Pequenas Empresas.

Compartilhar