Blog

06/04/2020

Cuidador de Idosos, a profissão que mais cresce no Brasil

Segundos dados do Ministério do Trabalho divulgados no final de 2018, houve um aumento de 547% no número de cuidadores de idoso no país. Trata-se da profissão que mais cresce, situação oportuna para refletirmos sobre o papel e a valorização desse profissional.

Os brasileiros estão envelhecendo cada vez mais e precisam de apoio no que se convencionou chamar de terceira idade.  A expectativa do IBGE é que a população idosa, mais do que dobre até 2050, saltando de 9,5% para 21,8% da nossa sociedade.

Com a chegada do envelhecimento, costuma vir os diversos impactos à Saúde. Falamos de maior risco de doenças crônicas,  maior propensão a demência, perda de visão, necessidades de ficar acamado, dependendo assim de um profissional.

Na realidade é um desafio constante para o cuidador; pois exige preparo, condições físicas e psicológicas, além de todo conhecimento técnico.

Até há pouco tempo, o perfil do cuidador era basicamente de pessoas próximas ao idoso, como um parente, sem prática ou conhecimento básico sobre a saúde; diante das mudanças populacionais e na própria constituição familiar, o cuidador profissional vem ganhando espaço, força nos lares, sobretudo por terem respaldo técnico e saberem atender com responsabilidade.

O curso de Cuidador de idoso da Núcleo de Estudos Sistêmicos tem como objetivo proporcionar o conhecimento necessário para uma formação de excelência na área do envelhecimento, tornando seu paciente mais ativo e saudável.

As aulas são presenciais, teóricas e práticas, abordando os principais assuntos como:

- O Estatuto do Idoso

- As Políticas Públicas para a pessoa idosa no SUS, (Sistema Único de Saúde)

- Direitos e Deveres do Cuidador

Bem como todo o processo de envelhecimento, a fisiologia humana, doenças relacionadas

- Promoção, Prevenção e Proteção à Saúde do Idoso e muito mais que você poderá conferir pelo site.

Contando com uma grade de professores altamente qualificados para cada área específica, garantindo que seus alunos formados, exerçam a profissão de Cuidador de Idoso, com seriedade e responsabilidade, levando consigo uma das melhores formações na área do envelhecimento para todo o Brasil.

 

Por: Rosana Lima, Graduada em Cosmetologia e Estética e Colaboradora do Núcleo Cursos.

Compartilhar