Blog

04/02/2019

Diferença entre Pós-Graduação e Formação em Acupuntura

Para exercer a profissão de acupunturista é necessário que se tenha o curso de formação em acupuntura, e existem dois tipos de formação, a  pós-graduação lato sensu e o curso de formação em acupuntura, que é um curso profissionalizante.
 
A diferença entre elas está no público alvo e na disciplina. O curso de pós-graduação é destinado a pessoas que já concluíram algum curso superior na área da saúde, ou seja, profissionais da área da saúde como médicos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, biomédico, enfermeiros, educadores físicos, farmacêuticos e outros.

Já a formação em acupuntura, é um curso de formação profissional voltado especialmente para as pessoas que concluíram o ensino médio e que desejam se inserir no mercado de trabalho e atuar com terapias alternativas, tendo a profissão de acupunturista.

No caso das pessoas que possuem o ensino médio, que é o curso de formação em acupuntura, terá no currículo do curso, três disciplinas a mais do que o curso de pós-graduação, são elas: anatomia, Fisiologia e patologia.

Por que diferentemente de quem já possui uma graduação na área da saúde, os estudantes que concluíram o ensino médio ainda não possuem o conhecimento dessas matérias, já que são matérias comuns aos cursos da área da saúde.
 
O que é a acupuntura?
A acupuntura é uma técnica milenar de cultura oriental, é uma terapia que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo que ajuda a tratar patologias e a promover saúde, tratando tanto as doenças físicas como as emocionais, promovendo o equilíbrio energético e levando o bem-estar para as pessoas.

A acupuntura é a ciência que possui em torno de cinco mil anos, ela estimula as terminações nervosas existentes na pele e em outros tecidos através da inserção de agulhas, sendo assim estimulando os canais de energia do corpo, que também são conhecidos como pontos de acupuntura.

E ao estimular os pontos é enviado informações para o cérebro desencadeando várias ações como anti-inflamatórios e analgésicos, está técnica possui embasamento científico, sendo utilizada como tratamento clínico complementar.
 
Podendo atuar diretamente no local que se está sentindo dor e com inflamação, trazendo o equilíbrio para o corpo através de estimulação dos pontos nervosos, com as inserções das agulhas, ajudando também e amenizando inflamações derivadas de patologias que acometem os pacientes.
 
De acordo com a medicina tradicional oriental, a energia vital Qi flui através de canais de energia do corpo que ligam os órgãos principais do corpo humano, chamados de meridianos.

E ao longo dos meridianos existem pontos específicos que ao ser estimulados influenciam e equilibram a energia vital.

Segundo o conceito oriental a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos é desequilibrado ou até mesmo bloqueado.
A acupuntura tem como fundamento a medicina tradicional oriental, que com o passar do tempo as suas técnicas foram desenvolvidas sendo reconhecida hoje como medicina terapêutica. 
Tipos de acupuntura
Acupuntura clássica - é a acupuntura tradicional a técnica consiste em aplicação de agulhas em diferentes profundidades na pele estimulando as zonas do corpo melhorando o fluxo de energia.

Eletroacupuntura – é a acupuntura que através de agulhas promove estimulação por impulsos elétricos, proporciona estímulos por longo tempo com intensidade indicado normalmente no tratamento de dores crônicas, tensão muscular e patologias encefálicas, promovendo efeitos analgésico.

Moxabustão – é a acupuntura que promove o aumento da circulação vital através da queima ou combustão da erva Artemísia vulgaris mais conhecida como moxa nos pontos de acupuntura.

Auriculoterapia – é a acupuntura que estimula pontos energéticos da orelha, através de agulhas ou sementes no qual o estímulo de zonas localizadas na orelha melhoram o equilíbrio energético do corpo, já que na orelha contém representações do corpo todo.

Craniopuntura – é acupuntura que através das agulhas estimulam pontos no crânio em pontos específicos da cabeça muito usado em situação de emergência e para alívio de dores de cabeças, dores neuromusculares, estresse e insônia e inflamações.

Ventosaterapia – é a técnica que utiliza copos de vidro ou silicone que ao realizar a sucção da pele e a musculatura, o vácuo que é formado estimula a circulação sanguínea e com isso são liberadas toxinas existentes do sangue.

Quando o sangue é ativado dentro da ventosa favorece a nutrição de músculos e aliviar as tensões, dores musculares e articulares, podendo ser utilizado também para objetivos estéticos como tratamento de estrias e celulites.
 
Magnetoterapia – é a técnica que utiliza aplicação de campos eletromagnéticos de alta e baixa frequência que atuam como regenerador celular, devolvendo o equilíbrio ao corpo ajudando muito em aliviar a dor, reduzir inflamação, aumentando a circulação sanguínea, promovendo o processamento metabólico de toxinas.
Alguns do Tratamento clínico proporcionado pelo acupunturista para o paciente
 
 
●    Problemas bucais – relacionados a gengivite ou faringite e dor após extração de dente
●    Doenças respiratórias – asma, bronquite, rinite, sinusite resfriados.
●    Doenças oftalmológicas – catarata, conjuntivite e miopia em crianças.
●    Problemas neurológicos – dor de cabeça ou enxaquecas crônicas, dor.
●    Problemas gastrointestinais – úlcera duodenal, excesso de acidez no estômago.
●    Problemas ortopédicos – lombalgia, artrite reumatoide, dor ciática e outros.
●    Distúrbios de sono – insônia. 

Alguns Benefícios da acupuntura para o paciente
 
●     Melhora a circulação sanguínea;
●     Fortalecimento do sistema imunológico;
●     Diminuição da necessidade de usar remédios;
●     Prevenção de doenças;
●     Aumento da expectativa de vida;
●     Diminuição dos problemas hormonais;
●     Diminuição dos distúrbios de sono;
●     Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade;
●     Suavização de estrias e celulites;
●     Aumento da vitalidade e energia;
●     Promoção do relaxamento;
●     Diminuição do stress;
●     Rejuvenescimento da pele;
●     Auxílio no tratamento contra o fumo, álcool e drogas;
●     Regulação dos batimentos cardíacos;

Nosso Curso de Acupuntura
Veja o conteúdo programático do nosso curso de formação em acupuntura e pós-graduação.
 
●    Anatomia;
●    Fisiologia;
●    Patologias;
●    Fundamentos e História da Medicina Tradicional Chinesa
●    Canais de Acupuntura
●    Pontos de Acupuntura
●    Técnicas de Manipulação em Acupuntura
●    Ventosaterapia, Magnetoterapia e Moxabustão
●    Auriculoterapia
●    Craniopuntura
●    Eletroacupuntura
●    Métodos e Técnicas de Avaliação em Medicina Tradicional Chinesa
●    Prescrição Terapêutica da Acupuntura
●    Biossegurança em Acupuntura
●    Bioética
●    Mecanismos Fisiológicos da Acupuntura
●    Administração e Legislação Brasileira da Acupuntura
●    Estágio Supervisionado

Venha ser um acupunturista, temos um sistema especializado de ensino com professores qualificados que lhe ajudarão na sua qualificação como Profissional em Acupuntura.
 

Johnny Bosse

Compartilhar

Cursos Relacionados

Período: 08/02/2020 - 16/01/2022
Horário: 08:00 às 17:00
Dias da Semana: Dom, Sáb
Período: 08/02/2020 - 16/01/2022
Horário: 08:00 às 17:00
Dias da Semana: Dom, Sáb
Período: A DEFINIR
Horário: A DEFINIR
Dias da Semana: A DEFINIR